🔊 Clique para ouvir o texto
A história do 8 de março
O primeiro registro da criação do Dia Internacional da Mulher remete a 1910 pela ativista Clara Zetkin, durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialista em Copenhague, na Dinamarca. Ela propôs que as trabalhadoras de todos os países organizassem um dia especial das mulheres, cujo primeiro objetivo seria promover o direito ao voto feminino.
Com condições de trabalho precárias, jornadas de 14 horas e semanas de seis dias, o movimento trabalhista se intensificava nos Estados Unidos e na Europa. Em 25 de março de 1911, ocorreu um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist, Nova York, que matou 146 trabalhadores, incluindo 125 mulheres – a maioria imigrantes judias e italianas, entre 13 e 23 anos.
A comoção em torno da tragédia contribuiu para o fortalecimento do movimento trabalhista nos Estados Unidos. E ao redor do mundo, pelos anos seguintes, as mulheres continuavam a reivindicar direitos.
Em 8 de março de 1917, na Rússia, mulheres tecelãs e familiares de soldados do exército tomaram as ruas de Petrogrado, atual São Petersburgo, um movimento que assumiu o caráter de greve geral e de luta política. Essa mobilização deu início à Revolução Russa, que derrubou a monarquia e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vladimir Lênin.
Nos anos seguintes, o Dia da Mulher passou a ser comemorado na mesma data. O 8 de março foi institucionalizado em 1975 pela Organização das Nações Unidas com a finalidade de lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independentemente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
Algumas das conquistas das mulheres brasileiras desde o primeiro Dia Internacional da Mulher:
1932 – Mulheres brasileiras conquistam o direito ao voto em todo território nacional.
1933 – É eleita a primeira deputada brasileira: Carlota Pereira de Queiroz.
1962 – Mulheres garantem o direito de trabalhar fora de casa sem a permissão dos maridos.
1977 – A Lei do Divórcio é aprovada.
1985 – É criada a primeira Delegacia da Mulher.
1988 – Com a nova Constituição, mulheres garantem igualdade de direitos.
2006 – É sancionada a Lei Maria da Penha, que prevê penas mais duras aos atos de violência contra a mulher.
2010 – Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente mulher do Brasil.
2015 – É aprovada a Lei do Feminicídio.
留言