ASSEMBLEIA GERAL: mantido o Estado de Greve, continuidade da luta nas comarcas e vigílias no Palácio



Como o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) nada apresentou na reunião (12/5) entre o presidente, Ricardo Anafe, e as entidades representativas, a categoria, na quinta Assembleia Geral Presencial, realizada na sexta, 13 de maio, na Praça Joao Mendes (SP), decidiu manter o Estado de Greve e continuar com a luta nas comarcas e vigílias semanais na Capital.


Parlamentares presentes Mais uma vez a Assembleia do/as Judiciários/as contou com a participação parlamentar. O deputado federal Ricardo Silva (PSD) e o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) estiveram na Praça manifestando apoio aos/as servidores/as.


Abertura Logo na abertura da Assembleia foi lido o edital de convocação, feito um resumo sobre a reunião com o TJSP e lembrado, pelas servidoras Rosângela dos Santos (oficial de justiça aposentada por Santos e diretora do Sintrajus) e Patrícia (escrevente da Capital), sobre a Abolição da Escravatura (13/5) e que nos dias atuais ainda o racismo segue enraizado na sociedade, sendo preciso enfrentá-lo cotidianamente. Uma apresentação musical do servidor Igor (assistente social), com uma paródia, também aconteceu.



Caravanas nas comarcas Os participantes do Comando Estadual de Mobilização, que integraram as caravanas nas comarcas, levaram à Assembleia os relatos das passagens pelos fóruns e prédios e avaliaram como positiva essas visitas, que visam o fortalecimento da Campanha Salarial 2022, levar a informação ao maior número de servidores/as e ampliar a mobilização.


Valorização dos escreventes Michel Iorio Gonçalves, tesoureiro da Assojubs, exaltou a presença de cada um que esteve na Assembleia, mesmo com a tentativa de desmobilização. “Todas as conquistas dos/as judiciários/as foram nessa praça!”, frisou.



Outro ponto ressaltado foi o desmerecimento por parte do Tribunal em relação à maior carreira do Judiciário, os/as escreventes: “Eles [TJSP] dizem que nosso serviço é simples e não precisa de valorização”. Michel, então, destacou que é preciso mostrar a complexidade da carreira e sua importância para o andamento jurisdicional: “Nós carregamos esse Judiciário e somos o corpo e a alma desse Tribunal de Justiça!”.


Propostas aprovadas Em regime de votação, foram aprovadas as seguintes propostas:


- O Comando Estadual passa a ser permanente, se tornando Comando Estadual de Mobilização e Organização Permanente, com reuniões virtuais todas quartas, 19 horas;

- Manutenção das caravanas nas comarcas e a mobilização em cada fórum, criando Comandos em cada prédio ou regionais;

- Realizar assembleias regionais nas primeiras semanas de junho e uma Assembleia Geral Virtual no final do mês;

- Vigílias todas as quartas, 13 horas, à entrada do Palácio da Justiça (SP), com som, faixas, cartazes, e fotos para divulgação nos sites e redes sociais;

- Utilizar camisetas pretas com o índice de perdas estampado e o nome do Fórum, acompanhar o presidente do Tribunal de Justiça em suas idas às comarcas e fazer protesto nos locais;

- Buscar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a retomada para aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 30/2013, que propõe o pagamento de 10,55% (maio de 2010) de reposição e seu parcelamento em cinco anos, percentual esse que deve ser atualizado;

- Desligar os computadores durante o período das vigílias, das 13 às 15 h, em apoio.



Comarcas e fóruns presentes Participaram da Assembleia servidores/as das seguintes comarcas e fóruns: Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Itanhaém, São José dos Campos, Jacareí, Vargem Grande do Sul, São José do Rio Preto, Limeira, Ribeirão Preto, Serrana, Pontal, Bebedouro, Batatais, Barretos, Cerqueira Cesar, Araraquara, Garça, Galia, Pompéia, Assis, Ourinhos, Botucatu, Jaboticabal, Campinas, Queluz, Araçatuba, Birigui, São Carlos, Presidente Prudente, Ibaté, Penápolis, Bilac, Pirassununga, Juquiá, Registro, Miracatu, Bertioga, Caraguatatuba, Mogi Guaçu, Jundiaí, Sorocaba, Brodowski, Barretos, Americo Brasiliense, São Bernardo do Campo, São Caetano, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Eldorado, Rio Grande da Serra, Diadema, Mauá, Barra Funda, Brás, Consolação, Execuções, Glória, Hely Lopes, Ipiranga, Itaquera, Jabaquara, João Mendes, Pátio, Palácio, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, São Miguel, Tatuapé, Vergueiro, Vila Prudente.


Galeria de Fotos