A Assojubs e o Sintrajus estiveram nos dias 10, 11 e 12 de setembro nas comarcas da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Os encontros com os servidores foram para fazer a distribuição do informativo conjunto elaborado pelas entidades, passar os informes referentes à categoria e chamar para a participação no ato público que será realizado na Praça João Mendes (SP), às 12 horas, na próxima quarta-feira, 18 de setembro.
Comarca de Santos
No dia 10 foi a vez de conversar com os servidores de Santos, dia 11 com os judiciários de São Vicente e Praia Grande e em 12 de setembro, os representantes da associação e do sindicato se reuniram com os funcionários de Registro e Cananéia.
Um resumo das informações contidas no jornal “O Processo/Sintrajus Notícias” foi passado pelos representantes, como a luta pela nomeação dos aprovados nos últimos concursos para escreventes, assistentes sociais e psicólogos, a extensão do auxílio creche especial aos aposentados e pensionistas e a falta de diálogo na gestão de Manoel de Queiroz Pereira Calças, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que evitou a mesa de negociação e deixou os servidores de lado para priorizar os magistrados, pois, se somados os índices de 2018 e 2019 destinados aos funcionários (1,81% + 3,94%= 5,75%), não resulta na metade dos 16,4% pagos aos juízes e desembargadores. Uma diferença de 10,65%.
Comarca de São Vicente
Uma notícia recente e importante para a categoria foi transmitida aos servidores, a respeito de uma resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na terça-feira (10/9) para padronizar o pagamento de auxílio saúde a juízes e que também envolve os servidores.
De acordo com o texto, fica estabelecido aos servidores um repasse de até 10% do subsídio destinado ao juiz substituto de cada Tribunal de Justiça. Diante da resolução do CNJ, fica viável deferir uma reivindicação antiga da Assojubs, Sintrajus e demais entidades: a majoração do auxílio saúde!
Comarca de Praia Grande
Outro assunto disposto foi a urgência do debate sobre a democracia no Judiciário, em que há falta de transparência quanto a um orçamento participativo, isonomia remuneratória vertical e horizontal, presença nas decisões do Tribunal que influenciem a vida dos servidores e direito ao voto em eleições (Proposta de Emenda à Constituição 526/2010), entre outros assuntos. Com esse foco, as entidades lançaram a pesquisa para avaliar a gestão do TJ-SP. Para votar, é só acessar o: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScM-2cuKdA1zkRYL2mLmS9BCvl9ppxy0YWQkWAMQa7gmAdAlw/viewform.
A Assojubs e o Sintrajus estiveram presentes nas comarcas com Regina Helena Assis, Sidnei Dalla Marta Fernandes, Adelson Pereira Gaspar, Michel Iorio Gonçalves, Sueli Bernardino, Claudia Damião e Eduardo Requejo.
Acerca do jornal “O Processo/Sintrajus Notícias”, a leitura pode ser feita no: http://www.assojubs.org.br/site/wp-content/uploads/2019/09/edicao_especial_o_processo_2019.pdf.
Comarca de Registro
Em relação ao ato público de 18 de setembro na Praça João Mendes, Capital, há disponível no Facebook um evento sobre o protesto. Confirme sua participação, compartilhe e divulgue entre os colegas para o fortalecimento da mobilização. Segue o link: https://www.facebook.com/events/647225009133123/.