top of page

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A PEC 32/20: Assojubs e Sintrajus participam da mobilização em São Paulo



No Dia da Justiça, 8 de dezembro, no intuito de combater as injustiças que estão sendo impostas ao funcionalismo, foi realizado o Dia Nacional de Luta Contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, a Reforma Administrativa do Governo Federal. E em São Paulo, com a participação da Assojubs e Sintrajus e demais entidades dos servidores públicos, a mobilização aconteceu na Praça da República, região central da Capital.


A PEC 32 está em tramitação na Câmara Federal. E ao contrário do que é amplamente divulgado, a Reforma Administrativa não vai resultar em economia, servirá apenas para favorecer a terceirização no serviço público, beneficiando políticos donos de empresas, o nepotismo cruzado, apadrinhamentos políticos e esquemas de corrupção, as chamadas “rachadinhas”.

A Reforma Administrativa adotará as diretrizes da iniciativa privada, promovendo o fim da estabilidade e dos concursos públicos, a diminuição do horário de trabalho com redução salarial, a instituição da avaliação por desempenho para fins de demissão de servidores, substituindo por contratações provisórias, que poderão durar até 10 anos.



Com a aprovação da PEC 32/2020, serviços públicos gratuitos passarão a ser cobrados e os direitos dos cidadãos, como saúde e educação, serão mercantilizados.


Os servidores seguem mantendo a pressão sobre os parlamentares para barrar a PEC 32/2020 em Brasília, com vigílias semanais, atos e pressões nas redes sociais.



bottom of page