Dia Nacional de Luta contra a PEC 55 tem presença da Assojubs e Sintrajus

Clique aqui para ver o boletim da Frente Sindical Classista da Baixada Santista

Na sexta-feira, 11 de novembro, representando a Assojubs e o Sintrajus, Michel Iorio Gonçalves, presidente da associação e coordenador geral do sindicato, participou do Dia de Nacional de Luta contra as medidas impostas pela Proposta de Emenda Constitucional 241, atual PEC 55, e as reformas trabalhista e previdenciária.

Na Baixada Santista a atividade teve a participação dos sindicatos e associações que compõem a Frente Sindical Classista da Baixada Santista. Além da Assojubs e do Sintrajus, fazem parte do grupo o Sindpetro LP, Sindserv Santos e Sindicato dos Siderúrgicos e Metalúrgicos.

O dia de Luta começou com um ato, pela manhã, no Terminal Alemoa da Transpetro. Petroleiros diretos e terceirizados atrasaram o início do expediente. Já no horário do almoço, das 12 às 13 horas, em frente ao prédio da Justiça Federal de Santos, houve uma manifestação com falas aos servidores e população sobre os desmontes dos serviços primários como saúde, educação e justiça que vêm no pacote de medidas a serem colocados em prática caso a PEC 55/2016 seja aprovada.

No período da tarde, a mobilização foi no Centro de São Vicente com o mesmo trabalho de divulgação no intuito de ampliar as informações acerca da PEC 55, que congela por 20 anos os gastos do governo, indexando-os à inflação, o que na prática implicará em redução no orçamento e na estrutura dos órgãos, prejudicará a prestação dos serviços públicos, eliminará o aumento real do salário mínimo e a possível retirada de direitos adquiridos pelos trabalhadores.

Ao final do dia, a concentração foi na Praça da Independência, no Gonzaga, em Santos, com a participação do movimento estudantil. Os atos públicos promoveram a distribuição do jornal desenvolvido pela Frente Sindical Classista da Baixada Santista, tratando sobre a PEC 55, os ataques aos direitos trabalhistas, privatizações, terceirizações, entre outras notícias.