🔊 Clique para ouvir o texto
Com a participação da Assojubs e do Sintrajus, aconteceu na manhã do dia 10 de abril mais uma reunião específica de escreventes, de forma virtual, por aplicativo, no intuito de promover a continuidade da discussão sobre as demandas pertinentes à carreira, a maior dentro do Judiciário Paulista, com mais de 43 mil funcionários.
Reunião com a Presidência do TJSP Na ocasião, os escreventes aproveitaram o espaço inicial para debater acerca do resultado da reunião entre a Assojubs, Sintrajus, demais entidades representativas e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco (9/4).
Os participantes demonstraram sua insatisfação com o posicionamento do TJSP, que recebeu os representantes, mas não deliberou nenhum pedido da pauta de reivindicações. Além disso, afirmou que não será possível, pelo segundo ano consecutivo, o pagamento da reposição salarial da categoria sob o argumento de não dispor de verba para tal finalidade.
Contraditoriamente, desde que adotou o trabalho remoto, vem economizando. Um exemplo, amplamente divulgado, são as realizações de videoconferências na justiça criminal paulista, em que foram poupados cerca de R$ 12 milhões somente em gastos com a escolta de presos. (Clique aqui para a notícia publicada no R7 Notícias de 12 de março de 2021).
Ampliar a visibilidade do movimento Entre as sugestões da reunião, o foco mais tocado foi a necessidade de ampliar a visibilidade do movimento de valorização dos escreventes. Para isso, é preciso fazer uso de todos os canais de comunicação possíveis para que as informações cheguem ao maior número de funcionários.
As sugestões aprovadas na discussão foram as seguintes: – Elaboração de boletins, vídeos e cards sobre a valorização dos escreventes;
– Continuar com os textos de denúncia na imprensa sobre o home office;
– Abaixo assinado pelo nível universitário para os escreventes;
– Andamento do trabalho pela valorização dos escreventes nos comitês já criados em âmbitos estadual, regional e municipal, com a divisão por meio das Regiões Administrativas Judiciária (RAJs).
Próxima reunião em 15 de maio A próxima reunião específica de escreventes ficou marcada para 15 de maio, às 10 horas, igualmente por aplicativo.
Comentarios