top of page

CÂMARA DE SANTOS: Assojubs/Sintrajus fala da paralisação de 5/5 e o descaso do TJSP com a categoria

Michel Iorio Gonçalves, tesoureiro da Assojubs e coordenador do Sintrajus, participou na tarde desta terça, 2 de maio, da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Santos e expôs a situação da categoria judiciária, que, devido ao descaso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), vai paralisar, por pelo menos uma hora, as atividades nesta sexta, 5 de maio.



Iorio esteve acompanhado do presidente da Assojubs, Sidnei Dalla Marta Fernandes, e do diretor de Comunicação, Nilton Virtuoso Filho, e aproveitou a ocasião para falar sobre a desvalorização dos/as trabalhadores/as, os privilégios destinados apenas à magistratura, como o pagamento diferenciado no auxílio saúde, cujo valor mínimo é de R$ 2.310,71 para juízes/as e desembargadores/as enquanto os/as servidores/as recebem (agora) R$ 500,00.


Para a reposição (data-base) dos/as servidores/as, o Tribunal apresentou o índice de 6%, muito abaixo do que é devido à categoria, cujas perdas salariais chegam a 31,82%.


Com um terço de seus vencimentos comprometidos em razão da defasagem salarial acumulada, poder de compra reduzido, muitos/as servidores/as estão pendurados em empréstimos e no cheque especial. Além disso, uma boa parte da categoria vem adoecendo devido às cobranças, condições assediadoras de trabalho e imposição de metas.


Essa é a realidade do/a servidor/a do maior Tribunal de Justiça do país, aquele que realmente dá andamento aos trâmites processuais e presta atendimento à população. A força motriz da máquina judiciária, ao contrário do que se pensa, é a que mais se dedica e a que menos reconhecimento tem, pois as concessões só chegam para a alta cúpula.


Finalizando, o tesoureiro da Assojubs solicitou à Câmara de Santos apoio à luta da categoria judiciária, que segue firme contra o desrespeito e por tratamento digno e igualitário.


Chega de injustiças na Casa da Justiça! É por isso que no dia 5 de maio, o/a servidor/a do Judiciário vai parar!


Fala completa de Michel Iorio Gonçalves em: https://www.instagram.com/reel/CrwYS8MgoSH/


Destaque na Tribuna do Leitor desta quarta (3/5/23)


Comments


bottom of page