A mobilização pela Campanha Salarial 2024 continua! No sábado, 25 de maio, aconteceu, no formato virtual, a quarta Assembleia Geral dos/as Judiciários/as, com participação de servidores/as das comarcas do Interior, Baixada Santista e fóruns da Capital.
Deliberações
As principais deliberações da Assembleia Geral foram as seguintes:
1 - Continuidade da Campanha Salarial, pois a maioria dos itens da pauta prioritária de reivindicações não foram atendidos em sua totalidade.
2 - Continuidade das Quartas de Lutas, com mobilizações nas comarcas
Com debates e esclarecimentos sobre a Campanha Salarial. Enfatizar informações sobre o pagamento da dívida salarial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), índice de 24,19%, o Nível Superior para escreventes, pagamento dos 40% das/os assistentes sociais e psicólogos/as, contra o desconto dos 10% nas diligências dos/as oficiais de justiça, retomada e marcação das reuniões das 10 Comissões Paritárias (apenas as de Assédio Moral, Acessibilidade e Remoção foram realizadas tratativas).
3 - Preparação para um movimento grevista em 2025
Iniciar uma Campanha específica de convencimento e defesa da necessidade de deflagração da greve para o próximo ano. Relembrar as conquistas obtidas nos movimentos passados, debater e colocar no horizonte a importância da greve como a forma forte de luta.
Elaborar boletim para esclarecer a categoria sobre a Campanha, a greve, as péssimas condições de trabalho e de crítica social ao sistema capitalista.
Outras propostas aprovadas
Também foram aprovadas, por aclamação, as propostas:
- Encaminhar um ofício ao Tribunal de Justiça para cobrar nova reunião de negociação, a qual foi anunciada pela Presidência para junho.
- Solicitar explicações e devolução dos equipamentos retirados dos/as colegas em trabalho remoto.
- Organização por Local de Trabalho dos/as judiciários/as: Que as entidades e o Comando de Mobilização façam ações e contatos para conseguir, pelo menos, um representante por fórum para participar do Comando de Mobilização.
- Iniciar o debate sobre a questão do reajuste no salário base, o qual está congelado (depende do TJ e de Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
Calendário de luta
1 - 27/5, 19 horas, Reunião Geral de Escreventes e apoiadores/as sobre o Nível Superior
2 - 29/5, 15 horas, Audiência Pública na Assembleia Legislativa (Alesp) sobre o Orçamento 2025
3 - 3/6, Dia dos/as Escreventes
Atos e reuniões nos fóruns do Estado
Ato às 12 horas em frente ao Fórum João Mendes (SP)
Ato Solene em homenagem aos/as Escreventes na Alesp, às 18h30, no Auditório Tiradentes (iniciativa do deputado Carlos Giannazi)
4 - Quartas de Luta nos fóruns: Dias 29/5, 5/6, 12/6, 19/6 e 26/06.
- Ida ao Palácio da Justiça (SP), às 13 horas, presença na sessão do Órgão Especial.
Opmerkingen