CONTRA-CONCURSO: 𝗥𝗲𝘁𝗿𝗮𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗣𝗮𝗻𝗱𝗲𝗺𝗶𝗮 - N𝗼𝘀𝘀𝗮 𝘃𝗶𝗱𝗮 𝗱𝗲 𝘁𝗼𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮

Atualizado: 15 de jul. de 2021



I𝗻𝘀𝗰𝗿𝗶𝗰̧ões até 𝟯𝟭 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼 𝗘𝗻𝘃𝗶𝗲 as 𝗽𝗿𝗼𝗱𝘂𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗰𝗮𝗺𝗽𝗮𝗻𝗵𝗮𝘀𝗮𝗹𝗮𝗿𝗶𝗮𝗹𝘁𝗷𝘀𝗽@𝗴𝗺𝗮𝗶𝗹.𝗰𝗼𝗺

𝗘𝗗𝗜𝗧𝗔𝗟 A Equipe de Cultura da Campanha Salarial TJSP/2021, com apoio das entidades sindicais e associativas listadas ao final, convida a todas(os) trabalhadoras(es) do TJSP a participarem do concurso “Retratos da Pandemia: nossa vida de todo dia”.

O contexto da pandemia por Covid - 19 nos impôs uma “nova” realidade e organização do trabalho. Além de estarmos isoladas(os) em nossas residências, o trabalho invadiu nossa casa, nosso tempo livre e agora ocupa todos os poros de nossas relações de vida. Mas nós resistimos!

A manifestação pela arte é um modo de expressar o nosso cotidiano e os posicionamentos diante das questões amplas da sociedade. Entendemos que a linguagem artística pode trazer uma perspectiva da realidade, possibilitando maior apreensão sobre as conquistas e dramas humanos, em especial no momento em que vivemos.

Neste sentido, o concurso “Retratos da Pandemia: nossa vida de todo dia” é um chamado às(aos) trabalhadoras(es) do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para que, através de fotografias e textos literários autorais, registrem e expressem parte de suas memórias vividas durante este período, dando ênfase àquilo que tem sido o cotidiano do nosso trabalho. Com uma perspectiva de um concurso sem filtros, criado por nós e para nós, trabalhadoras(es), lançamos este contra-concurso. A ideia é possibilitar espaços que permitam aos trabalhadores expressarem livremente, por meio das artes, seus afetos, dores, esperanças e indignação, materializados no cotidiano marcado pela exploração e intensificação do trabalho, condição agravada no contexto da pandemia.

A proposta não tem fins comerciais, sendo uma iniciativa de trabalhadoras(es) e suas entidades associativas e sindicais. Trata-se, pois, de uma experiência para ampliar canais de diálogo com a sociedade em geral diante das realizações e dificuldades vividas pelas(os) trabalhadoras(es). Além de, com isso, compartilhar nossas percepções coletivamente, fortalecendo assim uma importante aliança permanente entre nós, classe trabalhadora.

𝗧𝗘𝗠𝗔 O concurso apresenta como tema a vida cotidiana e o trabalho durante a pandemia. É livre a manifestação e expressão de sentimentos sobre os impactos aos quais ficamos submetidas(os) nesta “nova” realidade de isolamento social: os afetos, dores, perdas, indignações, humores, resistências, etc.

𝗜𝗡𝗦𝗖𝗥𝗜𝗖̧Õ𝗘𝗦 • Período de inscrição: 1º a 31 de Maio de 2021. • A participação no concurso é aberta a todas(os) trabalhadoras(es) do TJSP, indistintamente, com a ressalva de que membros da Equipe de Cultura da Campanha Salarial 2021 poderão encaminhar fotos e textos, a fim de se expressarem, porém não concorrerão à premiação. • A inscrição poderá ser feita individual ou coletivamente (entre trabalhadoras(es) do TJSP), sendo que cada participante poderá concorrer com até duas inscrições individuais e uma coletiva em cada modalidade. Não há limite de número de participantes para inscrições coletivas. • No caso de inscrições coletivas ficará a cargo das(os) participantes a divisão do prêmio, devendo ser indicado qual participante irá recebê-lo em nome do grupo. • As fotos e textos literários deverão ser encaminhados ao email campanhasalarialtjsp@gmail.com indicando no assunto o título e a modalidade em que pretendem concorrer. Exemplo: “Concurso Retratos da pandemia: nossa vida de todo dia - FOTOGRAFIA”; "Concurso Retratos da pandemia: nossa vida de todo dia - TEXTO LITERÁRIO”. • No corpo do email deverá constar informações sobre a(o) autora(o) do trabalho ou equipe de autoras(es): nome completo; telefone; email pessoal; cargo e comarca em que trabalha. • Também deverá constar o título e uma pequena descrição da obra em até cinco linhas. A(O) autora(o) deve assinar usando um pseudônimo, que não o identifique. • Pela inscrição, as(os) participantes cedem direito de uso de suas produções nos materiais relativos às campanhas salariais e pautas de reivindicação dos trabalhadores do TJSP. • As fotografias e textos inscritos deverão ser autorais e não poderão constituir plágio de espécie alguma, nem uso de fragmentos de outras obras que não sejam suas, sendo de total responsabilidade do autor eventuais questionamentos jurídicos e criminais; • Não serão aprovadas fotografias que utilizem imagens da instituição TJSP; • Serão recusadas qualquer imagem ou texto que possam atentar contra os direitos humanos, e inclusive, vetadas imagens de faces de crianças.

𝗠𝗢𝗗𝗔𝗟𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘: 𝗙𝗢𝗧𝗢𝗦 • As fotos devem ser capturadas exclusivamente por meio de smartphones. A técnica para criação do trabalho é livre e as imagens podem ser coloridas ou em preto e branco; • O(s) arquivo(s) com a(s) imagem(ns) deve(m) ser nomeado(s) com o título da obra e encaminhado(s) de modo exclusivamente digital, em formato JPG. Para a conversão em formato JPG pode ser utilizado este recurso: https://imagem.online-convert.com/pt/converter-para-jpg ou outro a critério do autor; • É obrigatória, em caso de imagens nos quais apareçam pessoas, a autorização de uso de imagem da(s) pessoa(s) fotografada(s) de acordo com o seguinte texto: “Eu, (nome da pessoa), RG (número do documento, órgão e data de emissão) autorizo o uso de minha imagem em fotografia a ser submetida ao “Concurso Retratos da Pandemia: nossa vida de todo dia”, e utilizada, segundo os termos de seu edital.” • A autorização de uso de imagem deve ser enviada digitalizada juntamente com a(s) fotografia(s).

𝗠𝗢𝗗𝗔𝗟𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘: 𝗧𝗘𝗫𝗧𝗢𝗦 𝗟𝗜𝗧𝗘𝗥𝗔́𝗥𝗜𝗢𝗦 - 𝗣𝗢𝗘𝗦𝗜𝗔, 𝗖𝗥𝗢̂𝗡𝗜𝗖𝗔, 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗢 𝗘 𝗖𝗢𝗥𝗗𝗘𝗟 • A(O) participante deverá indicar em qual categoria seu texto literário se enquadra: poesia, crônica, conto ou cordel. • O arquivo de texto deve ser nomeado com o título da obra, anexado junto ao email no formato pdf, de acordo com as especificações abaixo. Cada autora(autor) participante deve escolher um pseudônimo, que não a(o) identifique, com o qual deve assinar o texto. • Os textos deverão ser escritos em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas 1,5; ajustado o layout da página no tamanho A4.

𝗔𝗩𝗔𝗟𝗜𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢 𝗘 𝗥𝗘𝗦𝗨𝗟𝗧𝗔𝗗𝗢 • O público julgador será composto por duas categorias: Voto popular: Trabalhadores/as do TJSP, usuários, familiares e público em geral; Voto técnico: comissão composta por pessoas da área a convite da organização; • As fotos e textos recebidos dentro dos critérios estabelecidos neste edital serão expostos por meio da página da Campanha Salarial no FACEBOOK - https://www.facebook.com/campanhasalarialtjsp2021 , com a finalidade de divulgação do concurso e para votação popular. • Premiação de fotos: Serão premiadas as cinco obras vencedoras por voto popular. Serão premiadas as cinco obras vencedoras pelo voto técnico. • Premiação de literatura: Serão premiadas as cinco obras vencedoras por voto popular. Serão premiadas as cinco obras vencedoras pelo voto técnico. • A premiação ficará a critério da comissão organizadora e das entidades representativas que apoiam o Concurso e poderá contar com cestas de produtos orgânicos/naturais, artesanato, livros, dentre outros. • O dia e horário do resultado final do concurso serão anunciados oportunamente na página oficial da Campanha Salarial e nas páginas/sites oficiais das entidades apoiadoras.

𝗖𝗥𝗜𝗧𝗘́𝗥𝗜𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗩𝗔𝗟𝗜𝗔𝗖̧Ã𝗢 • Criatividade • Alinhamento ao propósito do concurso 𝗗𝗜𝗦𝗣𝗢𝗦𝗜𝗖̧Õ𝗘𝗦 𝗙𝗜𝗡𝗔𝗜𝗦 • A inscrição da foto ou texto pelo email indicado pressupõe a aceitação e concordância com os termos do presente Edital. • Cada participante é plenamente responsável pela veracidade das informações prestadas. • A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, excluir do Concurso inscrições de participantes que não observarem o disposto neste Edital. • As eventuais dúvidas referentes ao presente Edital poderão ser esclarecidas pelo email campanhasalarialtjsp@gmail.com, no período de inscrição estabelecido neste Edital. • Os casos omissos ou não esclarecidos neste Edital serão objeto de deliberação da Comissão Organizadora.

𝗖𝗼𝗺𝗶𝘀𝘀ã𝗼 𝗢𝗿𝗴𝗮𝗻𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼𝗿𝗮: Equipe de Cultura da Campanha Salarial TJSP/2021 𝗥𝗲𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗰̧ã𝗼: Comissão Executiva da Campanha Salarial e Entidades Sindicais e Associativas que organizam a Campanha Salarial TJSP/2021 𝟬𝟭 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟭 - 𝗩𝗶𝘃𝗮 𝗮𝘀/𝗼𝘀 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗮𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀!

𝗖𝗔𝗠𝗣𝗔𝗡𝗛𝗔 𝗦𝗔𝗟𝗔𝗥𝗜𝗔𝗟 𝟮𝟬𝟮𝟭 𝗝𝗨𝗗𝗜𝗖𝗜𝗔́𝗥𝗜@𝗦 𝗘𝗠 𝗘𝗦𝗧𝗔𝗗𝗢 𝗗𝗘 𝗚𝗥𝗘𝗩𝗘! ▸𝗔𝗔𝗦𝗣𝗦𝗜𝗕𝗥𝗔𝗦𝗜𝗟 ▸𝗔𝗔𝗦𝗣𝗧𝗝-𝗦𝗣 ▸ 𝗔𝗘𝗖𝗢𝗘𝗦𝗣 ▸ 𝗔𝗙𝗙𝗜 ▸𝗔𝗙𝗙𝗢𝗣𝗥𝗘 ▸𝗔𝗙𝗢𝗖𝗔 ▸𝗔𝗢𝗝𝗘𝗦𝗣 ▸𝗔𝗦𝗦𝗘𝗧𝗝▸𝗔𝗦𝗦𝗢𝗝𝗨𝗕𝗦 ▸𝗘𝗫𝗘𝗙𝗘-𝗔𝗢𝗝▸𝗦𝗜𝗡𝗗𝗝𝗘𝗦𝗣▸𝗦𝗜𝗡𝗧𝗥𝗔𝗝𝗨𝗦