Aconteceu na tarde de 18 de novembro, na Assojubs Santos, o Encontro de Aposentados/as da Baixada Santista, cujo tema foi “A Saúde na Aposentadoria”, palestra conduzida por Marcos Caseiro, médico infectologista.
O foco foi conscientizar as pessoas a evitarem o sedentarismo e terem uma alimentação saudável.
Começando a explanação, Caseiro perguntou se alguém tinha ideia do motivo do aparecimento em aposentados/as de doenças como artrose, osteoporose, hipertensão e cardiopatias, entre outras.
O infectologista ilustrou o assunto fazendo um comparativo da época atual com o início do Século XX, quando, aparentemente, essas doenças não eram muito presentes e o motivo era a perspectiva de vida dos/as indivíduos/as aquela época, em que a longevidade era na faixa dos 35, 36 anos, o que não ocorre nos dias atuais.
Hoje as doenças mais letais são a hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. As dicas para combate e prevenção são caminhadas e, se possível, musculação. Duas horas e meia por semana é um tempo bom para a prática de atividade. "O corpo deve estar em movimento”, ressaltou.
Segundo o médico, “medicina cuida da saúde e não da doença”.
Caseiro também falou sobre ser fundamental a vacinação. E que não se deve deixar influenciar pelas falsas noticias veiculadas em redes sociais e aplicativos de mensagens em relação ao tema.
O Encontro de Aposentados/as da Baixada Santista foi organizado pela Assojubs, Sintrajus, Udemo, Apampesp, Afuse, Capesp e CPP Santos. Apoio da Comissão Consultiva Mista (CCM) Santos.