Reunião de 27/6: Tribunal apresenta índice de 2,5% de reposição e mantém as majorações no AQ e auxílio saúde da última tratativa
- camilinhamarques
- 27 de jun.
- 2 min de leitura

Antecipada para a tarde desta sexta, 27 de junho, aconteceu, de forma virtual, a reunião da Mesa de Negociação entre a Assojubs, demais entidades representativas e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Em relação à complementação do índice, a proposta apresentada pelo TJSP sobre a reposição salarial é o acréscimo de 2,5% ao percentual já pago este ano (5%).
Pelo Tribunal, foi mantido o percentual de majoração de 15% no auxílio saúde e as majorações nas faixas do Adicional de Qualificação (AQ) - Graduação de 5% para 7,5%, Especialização de 7,5% para 10%, Mestrado de 10% para 15% e Doutorado de 12,5% para 20%.
2,5% é índice rebaixado!
Com perdas salariais acumuladas em 25,27% (desde 2002), o que significa 1/4 dos salários corroídos ao mês, o índice de 2,5% para diminuir a dívida do Tribunal com a categoria é ínfimo, não ameniza o passivo pendente e é muito aquém da real necessidade do/a servidor/a.
As sugestões feitas pelas entidades na tratativa anterior (4/6) a respeito do Adicional de Qualificação e o auxílio saúde não tiveram encaminhamento. O Tribunal se comprometeu a analisar, mas manteve as decisões já propostas.
Luiz Milito, vice-presidente da Assojubs, ressaltou que 2,5% para quem perde 25% não é nada. Além de um índice rebaixado, nem indicativo de parcelamento foi discutido. “Não se vê boa vontade do TJ em reduzir a dívida”, frisou.
Em sua fala, Michel Iorio, presidente da Assojubs, solicitou que o Tribunal, além do indicado agora, complemente com mais um percentual para redução das perdas acumuladas no próximo quadrimestre. Também reiterou a necessidade de majoração sugerida pelas entidades na questão do auxílio saúde: “É um aumento que atinge os/as aposentados/as”.
Ainda falando do auxílio saúde, a Assojubs destacou que um acréscimo é plausível de ser promovido, pois a verba para pagamento não vem do Tesouro, vem de outra fonte. Assim como o Tribunal, as entidades igualmente dispõem de estudos e cálculos, o que justifica tal possibilidade.
O Tribunal de Justiça participou da reunião com o desembargador Irineu Fava, da Diretoria de Apoio aos Servidores (Daps), os juízes assessores Rodrigo Nogueira, André Gustavo Cividanes Furlan e Wagner Roby Gidaro, Vanessa Cristina Martiniano, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), e André Laursen Pavani, da Secretaria de Orçamento e Finanças (SOF).
Em 2/7, todos/as na Assembleia!
Diante do índice rebaixado apresentado pelo Tribunal, a resposta da categoria será na Assembleia Geral, em 2 de julho, na Praça João Mendes! Na próxima quarta, todos/as a São Paulo para deliberar sobre os rumos do movimento grevista, atualmente suspenso.
Assojubs disponibiliza transporte para a Assembleia
A Assojubs disponibiliza transporte para a Assembleia e os/as servidores/as interessados/as em participar podem fazer sua inscrição na Secretaria da associação, e só entrar em contato até segunda (30/6) pelos: (13) 3223-2377 ou (13) 97402-8882.




