A greve continua!
- camilinhamarques
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias

A greve continua! Cerca de dois mil servidores/as de diferentes comarcas do Estado estiveram reunidos na Praça João Mendes, na Capital, em Assembleia Geral, nesta quarta, 21 de maio. E o movimento segue firme, ganhando força, com novas adesões a cada dia.
Presenças Parlamentares
Em apoio à greve dos/as judiciários, os deputados/as estaduais Carlos Giannazi, Mônica Seixas e Sirlene Maciel (PSOL) e a vereadora Luana Alves (PSOL) estiveram na Assembleia com saudações e deixando seus mandatos à disposição da categoria.
Giannazi falou de sua proposta de pedir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa dos Estado de São Paulo (Alesp) sobre os gastos do Orçamento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) com a magistratura.
Passeata
Após as falas da categoria e dos parlamentares, os/as judiciários/as saíram em passeata até a entrada principal do Palácio da Justiça, na Praça da Sé.
Antecipação da Mesa de Negociação
Uma comissão de representantes, com participação da Assojubs, esteve com André Gustavo Cividanes Furlan e Wagner Roby Gidaro, juízes assessores, e Vanessa Cristina Martiniano, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), para solicitar, novamente, que a Mesa de Negociação agendada para 28 de maio, próxima quarta, seja antecipada para o período da manhã e presencial em razão de uma nova Assembleia Geral na parte da tarde.
Também foi pedido que a Mesa de Negociação seja com o presidente, desembargador Fernando Torres Garcia, e que o Tribunal apresente na tratativa uma proposta para viabilizar o pagamento das perdas salariais devidas acumuladas em 25,27% (desde 2002).
Outro pedido feito aos juízes assessores é que seja revogada a Portaria N° 10.579/2025, que regulamenta o apoio aos Gabinetes de 1ª instância no contexto da implementação do sistema Eproc e estabelece o pagamento de uma gratificação aos escreventes lotados/as nessas unidades para o desempenho de novas funções.
O Tribunal informou que até sexta (23/5) responde ao pedido das entidades.
Nova Assembleia
Na próxima quarta, 28 de maio, uma nova Assembleia Geral Presencial será realizada na Praça João Mendes (SP) às 13 horas.
Até lá, a construção da greve segue com as mobilizações e piquetes, visando ampliar e fortalecer a luta, trazendo cada vez mais servidores/as a se unirem ao movimento para que o TJSP realmente ofereça alguma proposta de negociação quanto às pautas da categoria.
Galeria de Fotos (clique na imagem para ampliar)