Assembleia delibera pelo encerramento da greve, mas a luta continua!
- camilinhamarques
- há 7 horas
- 2 min de leitura

Servidores/as de diferentes comarcas do Estado estiveram reunidos/as na Praça João Mendes nesta quarta, 2 de julho, e deliberaram pelo encerramento da greve.
Mesmo com o frio e o vento gelado da Capital Paulista, os/as judiciários/as responderam ao chamado do conjunto das entidades representativas para definir os rumos do movimento iniciado em 14 de maio.
A Assembleia contou com a participação da deputada estadual Ana Perugini (PT), que é escrevente. A parlamentar coordena a Frente Em Defesa dos/as Servidores/as da Justiça na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e ressaltou a importância dos avanços, lembrando do espaço de diálogo e apoio na Alesp.
A paralisação deste ano se deu após 15 anos da última greve no Judiciário Paulista. Foi um movimento mais curto e com avanços que devem ser considerados, como a implementação da Mesa de Negociação, majorações no auxílio-saúde e nas faixas do Adicional de Qualificação (AQ) e o pagamento de percentual das perdas salariais acumuladas - que será requerida a complementação na continuidade da Mesa de Negociação.
O índice pago em razão da data-base e o percentual de recomposição das perdas conquistados pelo movimento grevista (5% e 2,5%, respectivamente) somam a maior reposição salarial do funcionalismo no contexto atual.
É essencial destacar que o encerramento da greve não significa que a negociação terminou. Pelo contrário, a Mesa de Negociação seguirá ativa até dezembro, conforme publicação no Dário da Justiça Eletrônico (DJE) de 13 de maio, com as discussões e encaminhamentos dos itens da pauta de reivindicações da categoria.
A luta pelo Nível Superior para Escreventes é outra questão que não está esquecida pela Assojubs. Mesmo que a atual gestão do Tribunal de Justiça tenha declarado sua inviabilidade no momento, a demanda é necessária e justa para a maior carreira dentro do TJSP. Esmorecer? Jamais!
A categoria também aprovou na Assembleia o encaminhamento de um ofício ao TJSP formalizando os acordos referentes ao encerramento da greve, onde figuram como pontos principais a não punição de nenhum servidor/a pela adesão ao movimento, bem como a efetiva negociação da compensação dos dias de paralisação.
A Assojubs segue em alerta para a consolidação dos avanços e na luta pela reivindicação dos direitos dos/as servidores/as. Vamos em frente!
Galeria de Fotos (clique na imagem para ampliar)