Assembleia dos Judiciários é realizada

🔊 Clique para ouvir o texto

Na manhã desta quarta-feira, 21 de outubro, foi realizada de forma virtual, por aplicativo e transmissão em redes sociais, uma nova Assembleia dos Judiciários.

Pela Assojubs e Sintrajus, foi defendido cobrar do Tribunal de Justiça um posicionamento em relação aos custos que o servidor vem tendo com o trabalho remoto, como a aquisição de equipamentos e gastos com luz e internet. E a possibilidade de um auxílio, como acontece com empresas privadas que arcam com os gastos do funcionário em home office. Exemplo a ser observado na Holanda, que disponibiliza subsídios aos trabalhadores (clique aqui e leia a matéria).

Outra situação colocada pela Assojubs e Sintrajus diz respeito ao setor técnico, cujos assistentes sociais e psicólogos atuam em ambientes inseguros, com salas pequenas, sem circulação de ar e a falta de equipamentos como os protetores faciais de plástico (face shields) e os acrílicos divisores para evitar a exposição ao contágio durante o atendimento.

Em Santos, como ressaltou Regina Helena Assis, presidente da Assojubs, foram feitas solicitações para a administração do Fórum da Comarca para que disponha o espaço da antiga biblioteca para instalar temporariamente o setor técnico, pedido que ainda não obteve resposta.

Fernanda Villas Boas, 1ª secretária da Assojubs, fez uma reflexão sobre a dinâmica aplicada às assembleias e propôs buscar escutar os servidores para transformar as ideias em estratégias, tornando o espaço efetivamente em um local de mobilização e organização.

As deliberações da Assembleia:

– Nova Assembleia dos Judiciários no dia 4 de novembro, quarta, às 10 horas;

– Pauta da Assembleia terá dois itens, a discussão sobre a continuidade da greve sanitária ou ambiental e o resultado da reunião com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), em 29 de outubro, quinta, às 14 horas;

– Assembleia será com a duração de uma hora para os debates e meia hora para as deliberações;

– Aguardar a verificação junto a assessoria do desembargador Antônio Carlos Malheiros se a tratativa, marcada para 13 de novembro, entre os representantes e a Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) será presencial ou virtual.

Calendário:

24/10 – Plenária Nacional do Funcionalismo;

28/10 – Dia Nacional de Luta Contra a Reforma Administrativa;

29/10 – Reunião com o TJ-SP;

04/11 – Assembleia dos Judiciários.