Assojubs na Audiência Pública em Defesa dos/as Servidores/as do Judiciário
- camilinhamarques
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
A Assojubs esteve nesta quinta, 12 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para a Audiência Pública em Defesa dos/as Servidores/as do Judiciário. O objetivo do encontro foi discutir as pautas de interesse dos/as trabalhadores/as que compõem o quadro do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

De iniciativa da deputada Ana Perugini (PT), a Audiência Pública faz parte das atividades desenvolvidas pela Frente Parlamentar em Defesa dos/as Servidores/as da Justiça, coordenada pela parlamentar.
Michel Iorio Gonçalves, presidente da Assojubs, integrou a mesa de trabalho e abordou sobre a campanha pelo Nível Superior (NS) para Escreventes, apresentando um histórico, com dados e informações, da luta pela valorização da maior carreira dentro do Judiciário Paulista, iniciada em 2015, quando a associação elaborou uma minuta, em conjunto com as demais entidades, sobre a implementação.

O presidente da Assojubs destacou que o movimento pelo Nível Superior foi fortalecido em 2024, sendo o assunto levado ao conhecimento dos/as escreventes com as idas e atos realizados em diferentes comarcas, que fez o Tribunal ser questionado pelos/as servidores/as, deputados/as e Câmaras Municipais, com as moções de apoio, e pressionado a responder.
Com o movimento grevista da categoria, atualmente suspenso em razão da Mesa de Negociação, o TJ tenta desviar o foco do Nível Superior e alega impedimentos e falta de orçamento, dispondo da majoração do Adicional de Qualificação (AQ) como compensação para o NS, dividindo a categoria e colocando os/as escreventes contra os/as demais servidores/as.

O Tribunal não tem intenção de valorizar de forma linear "todos/as os/as escreventes". Ao contrário, com a gratificação em razão do Eproc, nova plataforma instituída pelo TJ, poucos/as serão selecionados/as e tal gratificação se perde por qualquer afastamento ou quando chegar ao momento da aposentadoria.
A Assojubs também participou da Audiência com Ana Paula Sobral, tesoureira, e o Sintrajus foi representado por Rosângela dos Santos. Também estiveram na Audiência a Aojesp, Apatej, AASPTJ-SP e o Sindicato União.

A deputada Ana Perugini se comprometeu a produzir um relatório com as principais demandas debatidas na Audiência Pública e entregar para as autoridades competentes.