COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: Entidades e TJSP reunidos em 21 de junho
- camilinhamarques
- 26 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Na tarde de 21 de junho foi realizada reunião de trabalho da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, entre o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e as entidades representativas, da qual a Assojubs faz parte com Luiz Milito, vice-presidente da associação.
O TJSP participou com o desembargador Irineu Fava, presidente da Comissão, José Augusto Genofre Martins, juiz substituto em 2º Grau, Patrícia de Rosa Pucci Canavarro, diretora da Daps (Diretoria de Apoio aos Servidores/as), Juliana Mazargão e Letícia Fraga Benitez, juízas assessoras, Vanessa Martiniano, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), e Daniele Perroni Kalil, diretora da área da Saúde.
Horário especial de trabalho
A partir de 1 de julho, o/a servidor/a que se enquadra nos casos que fazem jus ao horário especial de trabalho poderá protocolar a solicitação. Quem não estiver cadastrado no sistema do TJSP deverá passar por perícia antes do efetuar o pedido.
Libras
O Tribunal apresentou a proposta para que as audiências tenham a participação de um/a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Inicialmente será viabilizada apenas para a Capital, nos fóruns João Mendes, Complexo Criminal da Barra Funda e Helly Lopes Meirelles.
Cursos
A melhoria no atendimento da perícia foi debatida, com sugestão de cursos obrigatórios para médicos/as que efetuam as avaliações.
Foi informado também sobre cursos de capacitação para os/as trabalhadores/as terceirizados/as visando auxiliar e facilitar o acesso de Pessoas Com Deficiência (PCDs) aos prédios.
Outros pontos
Ainda foram abordados os seguintes assuntos na reunião:
- Criação de uma carteira funcional para identificação de servidores/as PCDs.
- Iniciativas para aperfeiçoar a assistência às pessoas com síndrome de down.
- Ajustes necessários para possibilitar a acessibilidade nos prédios do TJSP.