top of page

I ENCONTRO DAS/OS SERVIDORAS/ES PÚBLICAS/OS DE SÃO PAULO: Assojubs e Sintrajus participam do evento

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, com participação da Assojubs e Sintrajus, foi realizado, na Capital, o I Encontro das/os Servidoras/es Públicas/os do Estado de São Paulo, organizado pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público e sediado pelo Centro do Professorado Paulista (CPP).


I ENCONTRO DAS/OS SERVIDORAS/ES PÚBLICAS/OS DE SÃO PAULO (FOTO: ANA CAROLINA RIOS/ASDPESP)

A atividade, que aconteceu de forma híbrida (presencial e virtual), foi importante no intuito de promover debates e reflexões acerca das pautas de luta do serviço público, valorização da categoria e articulação para o enfrentamento contra a Reforma Administrativa Estadual, terceirizações e precarização no funcionalismo.


Conjuntura e fortalecimento do serviço público O primeiro dia do Encontro teve a palestra “O servidor público e a conjuntura política, econômica e social” com o Victor Pagani, supervisor técnico do Escritório Regional do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em São Paulo, que fez uma análise sobre o cenário atual e as perspectivas para os/as trabalhadores/as do governo estadual.


VICTOR PAGANI, SUPERVISOR TÉCNICO DO ESCRITORIO DO DIEESE/SP (FOTO: LUCAS CELEGATTI/FESPESP)

Pagani destacou a necessidade de lutar enquanto sociedade e classe trabalhadora pela garantia de direitos sociais visando uma vida melhor. Garantia essa que vem por meio do serviço público, setor cuja valorização é essencial.


Outro ponto abordado por Pagani é a necessidade de se manter alerta e em constante mobilização, pois, mesmo o Governo Federal eleito demonstrar mais preocupação com a questão, ainda há um Congresso Nacional conservador e que entende serem os/as servidores/as públicos/as os culpados pelos problemas econômicos do país.


ASSOJUBS E SINTRAJUS PRESENTES AO EVENTO (FOTO: ANA CAROLINA RIOS/ASDPESP)

Campanha Unificada Uma das propostas do Encontro teve o objetivo de reunir as reivindicações comuns do funcionalismo para a criação da Campanha Salarial Unificada. Um relatório será elaborado pela Frente Paulista em Defesa do Serviço Público e enviado ao governador, às secretarias de estado, parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo e à imprensa.

Comments


bottom of page