top of page

Semana da Mulher Assojubs: Personalidades femininas

🔊 Clique para ouvir o texto

Marielle Franco

Marielle Francisco da Silva, mais conhecida como Marielle Franco, foi uma socióloga, defensora dos direitos humanos, ativista feminista brasileira e política, eleita vereadora pela cidade do Rio de Janeiro com a quinta maior votação para a Legislatura 2017-2020.

Nascida em 27 de julho de 1979, cresceu no Complexo da Maré, subúrbio carioca. No ano 2000 começou a atuar em defesa dos direitos humanos após a morte de uma amiga durante uma troca de tiros entre policiais e traficantes na comunidade. Iniciada em 2002, concluiu a graduação em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa de estudos integral obtida pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Era rígida nas críticas à Polícia Militar e denunciou diversos casos de abuso de autoridade por policiais contra moradores de comunidades cariocas. Como vereadora foi presidente da Comissão da Mulher na Câmara do Rio de Janeiro e fez parte da comissão que investigava as arbitrariedades na intervenção federal na área de segurança pública do Estado.

Aos 38 anos de idade, no dia 14 de março de 2018, foi assassinada a tiros em uma emboscada no Estácio, região central da capital fluminense, junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes.

Em vias de completar três anos do crime, até agora não se sabe quem mandou matar Marielle e Anderson. A principal linha de investigação das autoridades competentes é que o assassinato se tratou de uma execução.

Ainda suas ideias são lembradas e defendidas. Marielle, presente! Hoje e sempre!

bottom of page