Semana da Mulher Assojubs: Personalidades femininas

ūüĒä Clique para ouvir o texto

Marielle Franco

Marielle Francisco da Silva, mais conhecida como Marielle Franco, foi uma socióloga, defensora dos direitos humanos, ativista feminista brasileira e política, eleita vereadora pela cidade do Rio de Janeiro com a quinta maior votação para a Legislatura 2017-2020.

Nascida em 27 de julho de 1979, cresceu no Complexo da Mar√©, sub√ļrbio carioca. No ano 2000 come√ßou a atuar em defesa dos direitos humanos ap√≥s a morte de uma amiga durante uma troca de tiros entre policiais e traficantes na comunidade. Iniciada em 2002, concluiu a gradua√ß√£o em Ci√™ncias Sociais na Pontif√≠cia Universidade Cat√≥lica do Rio de Janeiro, com bolsa de estudos integral obtida pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e mestrado em Administra√ß√£o P√ļblica pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Era r√≠gida nas cr√≠ticas √† Pol√≠cia Militar e denunciou diversos casos de abuso de autoridade por policiais contra moradores de comunidades cariocas. Como vereadora foi presidente da Comiss√£o da Mulher na C√Ęmara do Rio de Janeiro e fez parte da comiss√£o que investigava as arbitrariedades na interven√ß√£o federal na √°rea de seguran√ßa p√ļblica do Estado.

Aos 38 anos de idade, no dia 14 de março de 2018, foi assassinada a tiros em uma emboscada no Estácio, região central da capital fluminense, junto de seu motorista, Anderson Pedro Mathias Gomes.

Em vias de completar três anos do crime, até agora não se sabe quem mandou matar Marielle e Anderson. A principal linha de investigação das autoridades competentes é que o assassinato se tratou de uma execução.

Ainda suas ideias s√£o lembradas e defendidas. Marielle, presente! Hoje e sempre!