🔊 Clique para ouvir o texto
Rosa Luxemburgo
Rosa Luxemburgo (originalmente Rozalia Luksemburg) foi uma filósofa, socióloga, economista e teórica polaco-alemã. Nascida em 5 de março de 1871 em Zamośc, na Polônia, tornou-se mundialmente conhecida pela militância no movimento comunista internacional. Foi assassinada na capital da Alemanha, Berlim, no dia 15 de janeiro de 1919, em retaliação às suas contribuições para a luta revolucionária da esquerda.
A pensadora cresceu em uma Polônia dominada pela Rússia czarista. Se engajou cedo nas lutas estudantis contra o regime repressivo nas escolas. Aos 19 anos, após uma greve geral, fugiu da perseguição política e se refugiou em Zurique, na Suíça, onde estudou Ciências Naturais, Matemática, Direito e Economia Política.
Com 22 anos, juntou-se a Leo Jogiches, Julian Marchlewski e Adolf Warski para fundar o Partido Social Democrata da Polônia (SDKP). Em 1898, Rosa Luxemburgo mudou-se de Zurique para Berlim e passou a militar na socialdemocracia alemã (SPD).
Ganhou projeção no meio marxista alemão no ano de 1899, com a publicação de um ensaio contra o teórico socialista Eduardo Bernstein. No artigo, chamado “Reforma social ou revolução?”, Rosa questiona os argumentos de que o capitalismo atingira um desenvolvimento tal que impediria crises e levaria a possibilidades de transformação meramente por iniciativas institucionais e pacíficas.
Rosa integrou o Partido Social-Democrata da Alemanha, mas era a favor de uma transformação social em defesa do proletariado, o que gerou divergência dentro do partido.
Em 1904 foi presa, a primeira de muitas. A partir de 1906, começou a desenvolver sua teoria de luta política embasada em greves gerais. Ao sair de mais uma detenção, no ano de 1918, Rosa e Karl Liebknecht fundaram o Partido Comunista da Alemanha.
Rosa apresentou análises críticas sobre o pensamento marxista e novas propostas de leitura para o socialismo, lutou pelos direitos dos trabalhadores europeus e aliou o marxismo ao feminismo para falar da necessidade de incluir as mulheres na militância.
Rosa Luxemburgo foi a maior pensadora marxista do século 20. Seu legado ecoa ao longo da história e permanece atual.
Comments