top of page

Assistentes sociais e psicólogos/as reunidos/as em 30 de outubro



Na noite de quarta, 30 de outubro, assistentes sociais e psicólogos/as, com o apoio da Assojubs, Sintrajus e AASPSI Brasil, estiveram reunidos virtualmente no intuito de organizar um ato em Santos sobre a falta de profissionais nos setores técnicos nas comarcas da Baixada Santista.

 

Como reforçou Mariana Pecci, assistente social e secretária geral da Assojubs, é preciso conseguir se movimentar mesmo em cenários que não apresentem grandes possibilidades, como ocorre no Judiciário Paulista, cujos atendimentos psicossociais são realizados com equipes reduzidas. Um exemplo dessa falta de funcionários/as é a Comarca de Guarujá, com apenas 4 servidores/as para uma população de mais de 300 mil habitantes.

 

Essa movimentação foi o objetivo do encontro virtual: Agrupar os coletivos dos/as que compõem os quadros deficitários dos setores técnicos e os/as que aguardam a nomeação dos últimos concursos em andamento.

 

As agendas de atendimento dos setores técnicos na Baixada Santista já chegam a 2026. Para dar conta, os/as assistentes sociais e psicólogos/as acumulam serviço. Enquanto isso, aprovados/as nos concursos aguardam a nomeação.

 

Diante dessa conjuntura, haverá um ato em frente ao Fórum de Santos para denunciar a precarização no setor técnico, que carece de mais servidores/as. E o descaso do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) em constatar que faltam assistentes sociais e psicólogos/as, há habilitados para os cargos, mas nada faz para mudar a situação.

 

Em 6 de novembro, quarta, 11h30, assistentes sociais e psicólogos se juntarão a escreventes para, em coro, gritar: “Nomeia já!”. Participe e fortaleça a luta por um atendimento de qualidade no Judiciário Estadual.

bottom of page