top of page

CONSTRUÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL 2023: Encontro Estadual dos/as Judiciários/as é realizado

O sábado, 5 de novembro, deu início à construção da Campanha Salarial 2023 com o Encontro Estadual dos/as Judiciários/as. Realizada de forma híbrida (presencial e virtual), a atividade teve, na primeira parte, palestras sobre a conscientização da categoria para a luta e unidade, seguindo com a discussão das propostas para a pauta reivindicatória, na segunda parte.


ENCONTRO ESTADUAL DOS/AS JUDICIÁRIOS/AS (FOTO: ANA CAROLINA RIOS/AASPSI BRASIL)

Abertura: Poesia Na abertura do Encontro Estadual foi lida uma poesia lida pela servidora Angela Triunfo.


Palestras: Conscientização No intuito de conscientizar os/as servidores/as, o Encontro Estadual começou com as palestras de Altino de Melo Prazeres Júnior, coordenador do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, e Fabiano dos Santos, da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) e Sintrajud/SP (Sindicato dos Trabalhadores no Judiciário Federal no Estado de São Paulo).


Altino de Melo Prazeres Júnior

Altino de Melo Prazeres Júnior falou sobre a polarização provocada pelas eleições, entre direita e esquerda, que vem classificando como “comunista” todos que não votaram no atual presidente para a reeleição e gerando protestos contra o resultado democrático das urnas.


Mesmo com a mudança presidencial, Altino entende que o Brasil está sendo destinado a ser um país agrário e é preciso reverter esse processo, pois tem capacidade e tecnologia para a retomada do mercado industrial. Exemplificou com a questão do envio de minério de ferro para a produção de trens e trilhos, o que ele afirma ser possível fazer aqui, internamente.


O METROVIÁRIO ALTINO DE MELO PRAZERES JÚNIOR

Sobre São Paulo, que deixou os 28 anos da gestão PSDB, o palestrante frisou que a lógica permanece a mesma, a serviços dos grandes empresários, privatista. Reforçou que é preciso estar alerta e, além das reivindicações como categorias, será necessário estudar o movimento das contas do Estado.


Para o metroviário, o movimento sindical precisa se organizar, com todas as diferenças entre seus membros, para combater a extrema direita, que defende o nacionalismo acentuado e a intervenção militar.


Fabiano dos Santos

Fabiano dos Santos abordou as reformas feitas até o momento pelos últimos governos, que focaram na retirada de direitos dos/as trabalhadores/as. Vale lembrar que foi a Reforma da Previdência do Governo Federal que abriu precedente para o confisco de aposentadorias e pensões praticado em São Paulo, revogado somente com muita pressão dos/as servidores/as em um trabalho conjunto com as entidades representativas.


Com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, chamada de Reforma Administrativa, ainda não concretizada, Fabiano mencionou que o objetivo era combater o serviço público e os/as servidores/as, a linha de defesa da população, alegando um atendimento falho. Na prática, o serviço público não dá lucro, por isso querem seu fim.


O REPRESENTANTE DA FENAJUFE FABIANO DOS SANTOS

Com a mudança presidencial no próximo ano, Fabiano acredita que a PEC 32 não avance, pois ela é de interesse do atual governo. Apesar disso, já foi manifestado que deverá haver uma nova reforma administrativa.


Assim como Altino, a percepção de Fabiano também é no sentido de organização dos/as trabalhadores, enfrentamento e luta pela garantia dos direitos e não entregar o monopólio de oposição para a extrema direita.


Pesquisa

Foi apresentado durante o encontro um apanhado parcial dos dados coletados na pesquisa para conhecimento do perfil atual dos/as servidores/as do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), divulgada entre a categoria desde o começo de outubro. A pesquisa ainda está disponível em: https://forms.gle/4kekZk8R6e2F7V8m6


ASSOJUBS E SINTRAJUS PRESENTES AO ENCONTRO ESTADUAL

Pauta de reivindicações

Após as palestras, foram debatidos assuntos específicos, entre eles a proposta do plano de saúde por idade. Os itens da pauta de reivindicações devem ser elencados, de forma mais detalhada, para a primeira Assembleia Geral da Campanha Salarial 2023.


Novo Encontro e Assembleia Geral

Ficou definido que um novo Encontro Estadual acontecerá em 4 de fevereiro. E a Assembleia Geral dos/as Judiciários/as será em 3 de março.


MICHEL IORIO, TESOUREIRO DA ASSOJUBS (FOTO: ANA CAROLINA RIOS/AASPSI BRASIL)

Comarcas e entidades presentes

Entre os/as presentes, servidores/as das seguintes comarcas (presencial e virtual): Andradina, Bauru, Buritama, Cândido Mota, Cravinhos, Dracena, Jales, Miracatu, Mongaguá, Osasco, Piracicaba, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Paulo, São Vicente, São José do Rio Preto, Araçatuba, Bauru, Campinas, Cerqueira César, Cubatão, Ferraz de Vasconcelos, Flórida Paulista, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Jarinu, Jundiaí, Osasco, Pereira Barreto, Praia Grande, Quatá, Regente Feijó, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Paulo, São Vicente, São José do Rio Preto e Sorocaba.


Além da Assojubs e Sintrajus, as demais entidades participantes do Encontro Estadual: AASPSI Brasil, AASPTJ-SP, ASJCOESP, Aecoesp, Affi, Affopre, Affoca, Aojesp, Asserjud, Assetj, Assojuris, Affocos, Exefe-AOJ, Fespesp, Pública, Sindjesp, Sinjuris, Sindicato União e o Comando de Organização Permanente.


Galeria de Fotos


bottom of page